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Regras de uso da churrasqueira do condomínio

O uso da churrasqueira do condomínio dá muita confusão onde você mora? Provavelmente, as regras não estão bem estabelecidas.

A convivência em um local coletivo só é harmoniosa quando se tem normas regulando comportamentos e atitudes.

Por isso, veja quais são as principais regras de condomínio que devem existir para utilizar a churrasqueira e ter uma ótima confraternização.

Agendamento antecipado

Uma das mais importantes regras de uso da churrasqueira do condomínio é o agendamento antecipado para evitar conflito entre os interessados. Em cada local, existe um responsável para a função, seja o síndico ou outra pessoa.

Na atualidade, já é comum vermos condomínios com software de gestão que possui essa funcionalidade de agendamento para áreas comuns.

O importante é tomar cuidado com o número de vezes que cada condômino reservou a churrasqueira para seus eventos.

Em caso de duas pessoas querendo a mesma data, se não houver um sistema automatizado, é importante conversar com elas para que se dê preferência àquela que ainda não fez eventos no local. Evitar o monopólio é muito importante.

Cobrança de taxa para uso da churrasqueira

Em alguns condomínios, o regimento interno pode estabelecer uma taxa para que o condômino utilize a churrasqueira.

Ela ajuda a custear a higienização e a manutenção do espaço, como pagamento de água ou luz, troca de equipamentos, retirada das cinzas, reparos necessários provenientes do desgaste natural, dentre outros.

É importante que o preço seja definido em assembleia, quando já não estiver nas leis condominiais internas, e que se defina qual a responsabilidade do condômino que estiver usufruindo da churrasqueira em caso de dano.

Horário de uso

A conhecida Lei do Silêncio não pode ser afastada em nenhuma situação, por isso ela é uma das regras de uso da churrasqueira do condomínio que devem ser obedecidas.

É bom destacar que, em qualquer hora do dia, há um limite sonoro (de decibéis) que deve ser respeitado. Porém, no horário noturno, esse limite é ainda menor.

Muitos condomínios seguem o padrão de até 22 horas para ter música alta e mais barulho. No entanto, em outros, as leis condominiais podem prever algo diferente. É bom não contrariar!

Limite aos convidados

Todas as áreas comuns de um condomínio possuem uma lotação máxima. Uma das regras de uso da churrasqueira de condomínio muito comum é estabelecer o limite de convidados para cada evento no local, assim como estabelecer quais são os espaços que serão de acesso livre aos convidados.

Eles poderão utilizar o playground ou o sanitário do salão de festa?

É também comum que os convidados não possam utilizar piscina ou sauna.

Por fim, é preciso deixar uma lista dos possíveis presentes na portaria, para um efetivo controle de entrada ao condomínio.

Todas as regras de uso da churrasqueira do condomínio devem estar previstas em algum documento, que deve ser divulgado amplamente aos condôminos.

Em locais em que não há previsão no regimento interno ou na convenção de condomínio, é interessante fazer um comunicado apenas sobre a questão e dar ampla publicidade a ele.

Fonte: Tudo Condo

Portal do Condomínio

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