Obras no condomínio, quando não são bem planejadas ou geridas, podem gerar problemas de vizinhança. Veja as dicas para evitá-los.
No entanto, elas também podem gerar transtornos, conflitos e prejuízos para os moradores e para os imóveis vizinhos.
Diante disso, como lidar com os problemas de vizinhança durante as reformas? Quais os cuidados que devem ser tomados quando a obra é em uma área comum?
Acompanhe!
Como lidar com problemas de vizinhança durante obras no condomínio?
Quando um condômino decide realizar uma obra em sua unidade, ele deve seguir algumas regras e normas para evitar problemas com os vizinhos e com o síndico.
A comunicação prévia ao síndico, a apresentação do projeto da obra assinado por um profissional habilitado e da ART ou do RRT, o respeito aos limites de ruído, entulho e poeira são apenas algumas práticas.
Se a obra estiver de acordo com as normas, é fundamental o síndico avisar a coletividade – e pedir sua paciência – sobre a duração da obra.
Mas e quando o condômino descumpre essas regras? O síndico deve:
O condômino também poderá responder por ações judiciais movidas pelos vizinhos prejudicados pela obra.
Obra em imóvel vizinho ao condomínio
Quando o problema é causado por uma obra no imóvel vizinho ao condomínio, o síndico deve tomar algumas providências para proteger os interesses dos condôminos.
Entre elas, estão:
Quais os cuidados com obras em áreas comuns do condomínio?
Para que os problemas com obras no condomínio sejam evitadas, o síndico deve tomar alguns cuidados, caso se trate de área comum.
Em primeiro lugar, é fundamental classificar a obra como necessária, útil ou voluptuária, conforme os critérios do Código Civil.
A partir disso, deverá obter a aprovação da assembleia para realizá-la de acordo com o quórum exigido para cada tipo de obra.
Antes de começar, é preciso ter em mãos um planejamento financeiro para a execução da obra e, então, contratar uma empresa ou um profissional qualificado para realizá-la.
Com a obra por começar, o síndico deve:
Problemas de vizinhança durante obras no condomínio podem ser evitados ou minimizados com uma boa comunicação, um planejamento adequado e um respeito às normas e aos direitos de cada parte envolvida.
via tudocondo.com.br/