Especialistas esclarecem regras para o morador ter uma mudança mais tranquila.
O primeiro ponto essencial é estar atento às regras do condomínio. O regimento interno define em quais horários e dias da semana é permitido realizar a mudança.
“Geralmente é de segunda a sexta ou de segunda a sábado, no horário comercial. Nos sábados, o horário costuma ser reduzido, mas cada condomínio tem sua regra. Por isso, é importante estar atento”, afirma a síndica Catarina Anderaos.
O novo morador precisa fazer o agendamento da mudança com o zelador, síndico ou via administradora, defende a síndica. “Primeiro, a pessoa tem que se apresentar como novo proprietário ou inquilino do apartamento”, diz.
Caso seja preciso içar móveis ou itens que não cabem no elevador, como um piano, também é preciso fazer o agendamento com o prédio, já que pode ser necessário preparar a área comum no térreo para isso.
“Quando alguém vende um apartamento ou aluga, um novo condômino que não conhece as regras vai entrar. Então, é recomendável que o proprietário entregue uma cópia do regimento para essa pessoa”, defende Alexandre Callé, advogado especialista em condomínios. O síndico também pode ter essa atitude de oferecer uma cópia do documento que contém as regras do prédio.
O condomínio deve disponibilizar o elevador e prepará-lo, caso necessário. Forros ou proteções podem ser utilizadas para evitar danos à cabine.
Para a síndica Catarina Anderaos, colocar um funcionário para acompanhar a mudança é um ponto importante para orientação e supervisão. “A pessoa pode acompanhar a movimentação e também verificar se a equipe da mudança está fazendo tudo direitinho, sem danificar paredes, pisos e o próprio elevador”, explica.
Anderaos também dá dicas em relação à convivência para quem está chegando no prédio. “Após a mudança terminada, a pessoa deve ficar atenta a questão do barulho, não ficar arrastando móvel ou usando furadeira depois do horário permitido”, argumenta.
O levantamento também atestou surpresas desagradáveis que os novos condôminos percebem após ingressarem no apartamento. Problemas de infiltração, vazamentos ou outros problemas hidráulicos e problemas com a rede elétrica estão entre as principais reclamações do “pós mudança”.
Se o imóvel for alugado, a responsabilidade de resolver esses problemas é do proprietário, não do inquilino. “Independentemente de não ter sido identificado no momento do ingresso e seja uma situação que só foi identificada durante a moradia, o proprietário é quem responde”, diz Rodrigo Karpat.
O proprietário, por sua vez, deve fazer um trabalho de investigação a fim de identificar a origem do problema. “A recomendação é contratar um engenheiro ou arquiteto para verificar se é um problema do próprio apartamento ou do condomínio”, complementa Alexandre Callé.
Regras e orientações para a mudança
Horários
Dicas para o novo condômino
Dicas para o condomínio
10 principais problemas de quem acabou de se mudar, segundo a pesquisa:
Entrei em um novo apartamento e notei problemas, como proceder?
Fonte: Agora