Muitos se perguntam: E agora o que devo fazer no início de um novo ano, no meu condomínio?
O início do ano é para muitas pessoas o gatilho para o recomeço com novas ideias, novos hábitos e planejamentos. E na administração condominial não é diferente.
Algumas práticas devem permanecer durante o decorrer do ano, de forma regular, mas elas precisam começar. E que tal aproveitar a empolgação da chegada do ano novo e o anseio por mudanças e melhorias colocando os planos em prática? É claro que juntamente a isso tem as obrigações fiscais, financeiras e o planejamento para o novo ano. É bom colocar no papel todas as práticas que você irá adotar junto aos condôminos para que nada fique pra trás. E pra que essas ações melhorem de fato a administração do condomínio elas precisam ser regulares e constantemente renovadas por meio de campanhas e ações de comunicação junto aos moradores.
Algumas ideias que podem ajudar não só a saúde financeira do condomínio quanto ao próprio meio ambiente, são as que envolvem o uso da água do condomínio. Coisas simples como dar destino à água captada das chuvas ou a criação de campanhas de conscientização para o uso consciente da água, a própria limpeza da caixa d’água, a manutenção preventiva ou corretiva como no caso de busca de infiltrações, por exemplo. Importante lembrar que economias podem influenciar diretamente no bem-estar das pessoas que ali vivem, uma vez que podem ser convertidas em investimentos no lazer e conforto de todos.
Deixe a criatividade fluir junto com a necessidade e tente encaixar em seu planejamento. O condomínio é um bem que pode se valorizar ou desvalorizar de acordo a intervenção do seu gestor.
Fique de olho nas obrigações condominiais
É sempre importante frisar e reforçar que o planejamento deve ser o melhor amigo do administrador ou do síndico. Evite ser pego de surpresa. Alguns itens são de suma importância para que você se encontre meio à necessidade real do seu condomínio.
Faça uma lista com a tarefas e mãos a obra.
Sabemos que alguns pontos são essenciais, por isso se planeje.
* Prepare as contas do ano anterior para apresentá-las na prestação de contas.
* Marque uma Assembleia Geral Ordinária;
* Faça uma previsão orçamentária para o ano que se inicia;
* Cheque os contratos com os prestadores de serviço e escalone as férias dos funcionários;
* Realize trabalhos com foco nos inadimplentes;
* Prepare a DIRF. Em fevereiro ela deverá ser entregue.
* Faça campanhas em cima do regimento interno.
* Faça o agendamento das manutenções regulares.
O condomínio funciona como uma empresa, e assim como uma empresa tem despesas fixas, funcionários e impostos a serem pagos, principalmente no início do ano. Especialistas acreditam que o planejamento do ano subsequente da administração condominial deve ser feito no máximo até novembro do ano anterior. Mas se você como muitos, está com seu planejamento atrasado, tente começá-lo o quanto antes. Até mesmo para que tenha tempo de assemblear, definindo as ações que irão adequar o próximo exercício. O planejamento condominial evita desperdícios e gastos desnecessários e ainda evita desgastes com os condôminos.
informações via https://multservis.com.br/como-iniciar-o-ano-condominial/