A comunicação é sempre parte fundamental de uma gestão transparente.
Melhorar a comunicação com os condôminos é um dos maiores desafios na gestão condominial de diversos síndicos.
Uma comunicação eficiente é o pilar para manter a harmonia e a paz condominial entre condôminos, síndico, conselho, funcionários e demais colaboradores.
Manter as regras internas claras e atualizadas ajuda a evitar conflitos.
Com todos respeitando as regras, a harmonia condominial se mantém, por isso a importância de uma comunicação efetiva.
Independente da forma que o síndico escolhe para se comunicar, a busca pelo aperfeiçoamento desta comunicação deve ser uma de suas prioridades.
Campanhas internas valorizam a comunicação entre síndico e condôminos
A gestão condominial está cada vez mais complexa e, sendo assim, é preciso que síndicos façam uso de ferramentas para informação.
Muitas vezes há interpretações diferentes sobre o cumprimento das regras internas.
Já tratamos em outras oportunidades sobre a importância de todos os condôminos entenderem que também precisam fazer sua parte a fim de manter uma convivência harmoniosa.
Não existe o “melhor método” de comunicação. Isso vai depender muito do perfil de cada condomínio.
Por isso a assembleia é o melhor caminho para essa definição, uma vez que o método escolhido e a utilização serão definidos de forma conjunta.
Ao estabelecer o canal de comunicação, o síndico dará maior transparência à sua gestão, já que os condôminos têm a oportunidade de participar do dia a dia do condomínio.
Além disso, realizar campanhas internas é um meio de conscientizar os condôminos quanto à sua importância na administração do local onde escolheram viver.
Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas atualmente há uma predisposição maior em colaborar quando se trata de ambiente coletivo, como no caso dos condomínios.
Vejamos 5 dicas que ajudam para uma comunicação de sucesso em seu condomínio:
– Dica 1: A escolha do meio de comunicação é essencial, e com tanta tecnologia disponível são cada vez maiores as possibilidades de comunicação, além de sempre manter o quadro de avisos organizado. Alguns condomínios também utilizam fixar avisos nos elevadores.
– Dica 2: O meio de comunicação deve ser escolhido com cuidado, pois vai exigir algum investimento para que funcione de maneira eficaz.
– Dica 3: A comunicação não é utilizada apenas para avisos importantes/urgentes mas também para realizar campanhas de conscientização, as quais necessitam de planejamento para atingir o resultado esperado.
– Dica 4: É essencial que a comunicação condominial seja realizada de forma recorrente, a fim de incentivar o interesse dos condôminos.
– Dica 5: Quando a comunicação tratar de novas regras, não esqueça que deve estar de acordo com a convenção e regimento interno, os quais devem estar atualizados.
Conforme nossa legislação, todo condômino tem direitos, porém também tem deveres e responsabilidades.
Por isso, é importante conhecer a convenção e o regimento interno do seu condomínio!
A desinformação atrapalha a gestão. Assim, é fundamental o respeito às regras, isso agrega valor ao ambiente coletivo.
Conversando todo mundo se entende. Comunique-se!
Escrito por:
SIMONE GONÇALVES
Advogada OAB/RS 74.437
Email:contato@simonegoncalves.com.br
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